CONCESSÃO DE APOSENTADORIA - CERTIDÃO PARA SAQUE DO PIS/PASEP/FGTS

Tenho recebido muitas perguntas de seguidores querendo saber, se aposentados pode ou não fazer o Saque do PIS/PASEP/FGTS

A Resposta para essa pergunta é SIM!

Existe uma Certidão emitida pelo INSS, específica para  Saque do PIS/PASEP/FGTS. Para emitir  a certidão, vá até o final do POST



Ao receber a concessão da aposentadoria pela Previdência Social, o beneficiário deve solicitar a Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS, a qual vem com a Memória de Cálculo do PIS/PASEP/FGTS.

 

Podem solicitar a certidão para essa finalidade a pessoa que passou a receber:

ü aposentadoria

ü pensão por morte,

ü benefício assistencial à pessoa com deficiência, ou

ü benefício assistencial ao idoso.


Essa certidão, é o documento que autoriza as instituições financeiras a liberarem os valores residuais destes programas (do PIS/PASEP/FGTS) ao cidadão, em virtude da concessão de aposentadoriapensão por mortebenefício assistencial à pessoa com deficiência ou benefício assistencial ao idoso.

Importante destacar a edição da Medida Provisória nº 889, de 24 de julho de 2019, posteriormente Convertida na Lei nº 13.932, de 2019, que estabelece que os herdeiros poderão solicitar a retirada do saldo existente na conta do titular do PIS/PASEP desde que sejam elaboradas duas declarações: uma de consenso entre eles pelo saque e uma estabelecendo que não há outros dependentes ou sucessores conhecidos — reconhecida em cartório, o que e facilitou o saque para herdeiros e dependentes.

 

O saque de herdeiros e dependentes pode ser feito nas agências e não segue calendários: JÁ ESTÁ LIBERADO PARA TODOS.  Basta ir a qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil portando documento oficial de identificação com foto (com cópia) e as declarações para realizar a retirada dos recursos.


As importâncias creditadas nas contas individuais dos participantes do PIS-PASEP podem ser levantadas (sacados) na hipótese de aposentadoria, tal como previsto no art. 4º, parágrafo primeiro, da Lei Complementar nº 26/75. (LEI AQUI)

No ato de concessão da aposentadoria a pessoa deve receber um Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS.

COMO PEDIR?


Você pode solicitar sua certidão para fins de saque de PIS/PASEP/FGTS pela Internet. A certidão será enviada para a sua casa, sem custo e no prazo máximo de 20 dias.

Para Solicitar a Certidão Previdenciária para fins de Saque do PIS/PASEP/FGTS (AQUI)! 

Ou ainda pela central 135 do INSS. Após a solicitação o documento será enviado para a sua casa pelos correios.

 

Depois desse procedimento, aguarde o recebimento da carta em sua casa. Na sequência, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentar a Memória de Cálculo do PIS/PASEP/FGTS e solicitar o saque dos valores disponíveis. 
 

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA: Em média 20 dias(s) corrido(s)


Conheça a tese da Correção do FGTS – Da teoria à prática AQUI!

Comentários

  1. queria saber mesmo q meu pai não aposentado eja faleceu eu tenho direito de sacar essas cotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O saque de herdeiros e dependentes só pode ser feito nas agências e não segue o calendário: já está liberado para todos. Nesses casos, é necessário ir a qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil portando documento oficial de identificação com foto (com cópia) e as declarações para realizar a retirada dos recursos.

      Excluir
  2. Meu pai aposentado e já falecido eu tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se existir saldo sim! Como fico sabendo o meu saldo junto ao Fundo PIS-PASEP?
      Os trabalhadores cotistas do PIS devem procurar a CAIXA - agente administrador do PIS, para obter informações sobre sua conta individual. Os servidores e empregados públicos cotistas do PASEP devem recorrer ao BB - agente administrador do PASEP.

      Excluir
  3. Faz mas de vinte dias e a certidão para sacar o FGTS não chegou que devo fazer

    ResponderExcluir
  4. Sou viúva 20 anos recebi quando ele faleceu algumas fundos inativos e não recebi as cota eu já fui na caixa eles dizem que não tem nada e meu marido tem registros desde 1975 pode me orientar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fico sabendo o meu saldo junto ao Fundo PIS-PASEP?
      Os trabalhadores cotistas do PIS devem procurar a CAIXA - agente administrador do PIS, para obter informações sobre sua conta individual. Os servidores e empregados públicos cotistas do PASEP devem recorrer ao BB - agente administrador do PASEP.

      Excluir
  5. Eu sou Ana Lúcia Da Silva o pai da minha filha morreu em 1989 a pensão é desdobrado. Ele nunca trabalhou pagava o INSS. A pensão ficou pra companheira que sou eu e a viúva mim diz Valter quais são meus direitos. Eu comecei recebe em 1992 minha filha já tinha 4 anos e então.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    Fui colocado pra fora por força maior como posso gera o documento pra sacar o meu FGTS

    ResponderExcluir
  7. Meu pai ja recebeu a carta de concessão da aposentadoria urbana mas baixei o aplicativo caixa trabalhador e diz que não hã saldo para este CPF mas ele trabalhou muitos anos em muitas empresas como pode ele ñ ter nada pra receber?

    ResponderExcluir
  8. Recebo pensão por morte fui na caixa para saber si tem dinheiro para receber dise que tem nuca tive esta carta concessão faz 2 meis que pedi inss mais ate agora não recebi fiz pelo meu inss so vei em meu nome caixa não aceitou dise que tinha que ser nome de meu esposo que posso fazer por favor me responde muito grato 14998623249

    ResponderExcluir
  9. Meu pai faleceu a 6 meses tenho 17 anos recebo pensão por morte sozinha, tenho direito? Já chegou uma certidão do PIS/Pasep/FGTS pra mim aí faço o que tem que levar meus documentos pra caixa econômica pra sacar ???

    ResponderExcluir
  10. Recebi pelos Correios a minha carta de concessão do INSS, porém a certidão pra saque do meu FGTS e do meu Pasep não veio junto, o que fazer?

    ResponderExcluir
  11. para sacar este benficio que e o pis/pasep/fgts tem que ter saldo na conta ou e um direito do apsentadoria ??? con esta carta ???

    ResponderExcluir
  12. Olá Valter me tira essa dúvida quando eu recebi minha primeira carta da previdencia social junto a carta tina uma certidao do pis pasep e fgts eu não sei pra que serve isso pode me explicar melhor?

    ResponderExcluir
  13. Como faço pra ter informações sobre a carta de concessão

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, só recebe a certidão somente quem tem valores a receber.

    ResponderExcluir

Postar um comentário