COMO ACHAR SEU DINHEIRO DO FGTS ANTES DE 1990?

A Lei 8.036/90, mudou as regras do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), determinando que as contas dos trabalhadores passassem a ser administradas pela Caixa Econômica Federal.

Com a mudança, os dados dos trabalhadores foram transferidos à Caixa, que passou a administrar o FGTS.


Com a transferência que ocorreu entre 1990 e 1992, a Caixa Econômica Federal recebeu milhões de contas ativas e inativas vinculadas ao Fundo de Garantia. Contudo, nesse processo, muitas contas se "perderam".

Com isto, tenho recebido muitos questionamento, de trabalhadores do Brasil inteiro que vão à Caixa ver essas contas, e o banco NÃO localiza, seus saldos do FGTS, (o antigo FGTS Fácil).

Diante disto, fomos buscar informações a fim de que, possamos ajudar pessoas na busca de suas contas inativas do FGTS anteriores a 1990 e não sabem como encontrá-las.

Cabe esclarecer que, um dos fatores que contribuíram para que o FGTS “desaparecessem” dos sistemas das instituições financeiras. Foi a quantidade de bancos que administravam as contas vinculadas do fundo.

Atualmente tem cinco bancos: dois públicos (Caixa e Banco do Brasil) e três privados (Itaú, Bradesco e Santander). Nos anos 90, tinha mais de 70 bancos. Espalhando pelo Brasil.

Some-se a isto o fato de que àquela época o registro era feito de forma física (em papel), pois os bancos não dispunha da tecnologia que temos hoje (computadores). De modo que os registros das contas ficavam arquivados em galpões, de forma precária.

Isto trouxe problemas na migração do sistema físico para o digital do (papel par o computador), tais como troca do número da Carteira de Trabalho ou nome errado do trabalhador no cadastro, ocasionado pelo casamento.

O ex-presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, (antigo FGTS Fácil) Mario  Avelino, em seu livro "FGTS; 47 anos de ganhos, perdas e fraudes",  relata que, entre 1990 e 2014 (quando o livro foi publicado), o prejuízo total dos beneficiários que tinham contas antigas chegava a R$ 4 bilhões.

Leia também:

Veja como descobrir os resíduos do FGTS e do PIS/PASEP, dicas de como resgatar - AQUI!

Como localizar minha conta anterior a 1990?

No livro você encontra algumas dicas que podem ajudá-lo nessa busca. Confira:

1) Compareça a uma agência da Caixa com:

- Carteira de Trabalho (com páginas onde consta sua identificação e as páginas com registro de emprego referente à conta inativa);
- Documento de identificação do titular da conta;
- Comprovante de inscrição no NIS/PIS/PASEP; 
- Extrato antigo da conta onde o FGTS era depositado (se houver).

Ressaltamos que, quando a conta não é encontrada, a Caixa pode solicitar outros documentos, para facilitar a localização.

2 – procurar ao banco antigo:

Outra possibilidade é buscar informações cadastradas no seu antigo banco. Lembrando que alguns bancos foram incorporados a outros, o que deve ser analisado caso a caso.

3 – você pode ainda buscar informações com o seu antigo empregador ou sindicato da sua categoria.

4 – E, por último procure um advogado para adotar as medidas judiciais cabíveis.

Como saber o valor depositado na conta?

O Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, antigo FGTS Fácil, criado pelo autor do livro acima citado, disponibiliza uma ferramenta gratuita para que o trabalhador faça esse cálculo.

Na ferramenta, é possível conferir os valores de qualquer conta aberta a partir de 1966 – quando o fundo foi criado.

Procedimentos:
Basta criar uma conta no site www.fundodevido.org.br ou pelo aplicativo Fundo Devido, disponível para sistema Android e iOS.

Na sequência, você deve informar o valor do salário pago pela empresa onde trabalhava na época em que a conta do FGTS foi aberta - ou o valor dos depósitos referentes ao Fundo de Garantia.

Segundo consta no livro 

"O sistema vai calcular com juros e correção monetária quanto a pessoa deveria ter. O site foi criado para acabar com fraudes do Fundo de Garantia, do governo que confisca, da empresa que não deposita e fica por isso mesmo".

Como pedir um extrato da conta anterior a 1990?

De acordo decisão do Superior Tribunal de Justiça STJ, (RECURSO ESPECIALN. 818.145-CE ‘2006/0028995-6’) a Caixa Econômica Federal é obrigada a fornecer extratos das contas do FGTS referentes a qualquer período desde a criação do fundo, em 1966.

Os extratos das contas mais recentes podem ser acessados em qualquer agência da Caixa, lotéricas com correspondentes Caixa Aqui, por mensagem de texto (cadastro pelo telefone do Caixa Cidadão - 0800 726 0207), extrato online ou pelo aplicativo FGTS, disponível para Android, iOS ou Windows.

Nova Correção do FGTS - MATERIAL SIGILOSO, SOMENTE PARA ADVOGADOS. NÃO ACESSE - Atualizado 2021 - AQUI!

Gostou da notícia? Recomende-a clicando nos ícones abaixo!
 
 ***

Comentários

  1. Respostas
    1. EU tenho conta do FGTS na data de 1973 quê ficou preso no Banco do estado de São PAULO, fiz acordo com a Firma NAZI CHOFFIS e no Banco o atendente me falou que iria ficar o restante da ímportancia tendendo juros e correção monetária só que eu poderia receber quando eu me aposentar, será q consigo resgatar este resíduo!

      Excluir
  2. olha eu Luiz António Roberto domingos estou com dúvidas a respeito de algumas empresas que trabalhei nos anos anteriores de 1983 1990 1991 2009 2011 2013 2015 2016 2017 2018 estes foram os anos que trabalhei nestas empresas mais como disse tenho algumas dúvidas e gostaria de saber a respeito sobre meu pós abono pois toda data de meu aniversário que é 27/04/1961 eu conseguia retirar meu pis até mesmo estando por algum tempo desempregado eu conseguia fazer o saque do meu pós abono mais agora está constando na caixa económica dizendo que meu pis abono esta desativado você podem me ajudar sobre isso por favor obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiz António Roberto Domingos! Recomendo que providencie toda a documentação (EXTRATOS) junto as instituições bancárias responsáveis pela administração desses fundos. Após providenciar retorne o contato a fim de que possamos lhe ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Valter, tentei acessar o site www.fundodevido.org.br, este não abre e parece que não existe mais!!!Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCUBRA COMO FAZER UMA BUSCA EM TODOS OS BANCOS ACHE DINHEIRO PERDIDO QUE É SEU POR DIREITO> http://bit.ly/2YhKoLU

      Excluir
    2. Gostaria de saber se quem já aposentou tem direito e o meu marido faleceu eu já recebi ainda tem algum direito

      Excluir
  5. Boa Noite Meu Amigo !


    Valter, lhe acompanho em suas comunicações sobre o fgts nos planos antigos e até 2013. Mas já solicitei a caixa e o extrato analítico veio pior que uma peneira, faltando muitas informações e com isso fui aos outros bancos e fiz solicitações tbm e não tive êxito novamente. O que faço para ter os meus dados corretos.
    Penso eu em ir a DPU/RJ e pedir alguma orientação para não perder os meus direitos.

    Abraços e fici no aguardo do seu retorno.

    Fique com Deus !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESCUBRA COMO FAZER UMA BUSCA EM TODOS OS BANCOS ACHE DINHEIRO PERDIDO QUE É SEU POR DIREITO> http://bit.ly/2YhKoLU

      Excluir
  6. Boa noite,gostaria de tirar uma duvida. Meu pai é falecido e eu fui a caixa economica e ele tem um saldo numa conta inativa do FGTS, levei todos os documentos pedidos, pois a minha mãe como pensionista dele tem direito a receber esse saldo. Mas como nao conseguimos apresentar a carteira de trabalho, que se estraviou e onde constaria o registro da época (no caso 1969) ela nao consegue receber nada. Esse dinheiro vai ficar pro governo, ela não vai poder receber.É isso mesmo, nao tem jeito de receber. sendo que esta tudo registrado no banco.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Dr eu preciso urgente falar com o Sr pois tenho um dinheiro da minha mãe e ela já é falecida como eu faço pois eu até tentei mais não tive resposta por que me pediram um documento do meu pai que também e falecido documento de óbito e eu não me lembro pois eu era muito pequena .

    ResponderExcluir
  8. Senhor valter sou do ministerio da saude entrei em 86 e em 91 passei de clt para estatutario e desde então não tenho fgts ,mais quando hove essa transição minha advogada sacou meu fgts que por sinal foi um valor muito baixo ,sera que eu ainda tenho algum direito e se ainda da tempo de rrcuperar pq fiquei sabendo que o orazo e ate 31/03/2020 e isso mesmo ?obg e desculpe o textão

    ResponderExcluir
  9. Sivioquintiliana de sao paulo tenho un saldo resisorio e nao consigo sacar minha carteira está cen data de saida cnis extrato analitico caged rais ven todos igual so entrada saida só mês e ano é termo de recisao de 1979 a 1983 o doutor poderia me instruir para poded sacar

    ResponderExcluir
  10. Ola Valter dos santos vc contrata o serviço para fazer este resgate ? trabalhei em uma empresa Pão de Açucar de 1971 a 1972 apsentei em 2011 nunca recebi este fundo e também o pis recebi quando me casei em 1976 desde lá nunca recibi

    ResponderExcluir
  11. Trabalhei nos anos 84 85 86 87 88 89 90 91 fui na caixa so aparece o dapanificadora mais nao tem nada e do spermercado nem aparece meu nome e Maria do Socorro LeNdro Ramalho

    ResponderExcluir
  12. Nos anos de 1985 a 1988 tive um saldo a receber de 74 mil cruzeiros e recebi somente 8 mil cruzeiros na época.porem a contabilidade me mostraram as guias que foram depositadas .por falta de orientações. Não tive êxito no saque

    ResponderExcluir
  13. Bom dia doutor .Trabalhei em 81 em uma empresa de gás e nunca recebi a cota .já fui na cx e também no banco do Brasil e nada o que faser?

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma conta FGTS inativa de 1974 que desapareceu. Como devo proceder já que a empresa faliu, Kelson's RJ, e a cx de Tx Freitas BA furtou minha primeira carteira de trabalho?

    ResponderExcluir
  15. Boa-noite dr.
    Mim chamo Diodorio leite
    Trabalhei desde 1976 até 2015
    Mim aposentei
    E fiz o sac. Do meu FGTS e
    Agora será que tenho ainda resíduos para receber


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diodorio leite! Você pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha.

      Excluir
  16. Dr Valter dos Santos Dr Valter dos Santos eu trabalhei e 79 a 2003 eu me aposentei e tirei o meu fundo de garantia e tirei meu fundo de garantia em 2003 só que eu não tenho mais a carteira de trabalho ela perdeu sumiu e eu gostaria de corrigir como que eu faço para entrar pela Caixa econômica federal só com o CPF eu consigo fazer isso porque uma vez eu fui na Caixa econômica federal já tá com uns 3 anos e eu tive um dinheiro lá que com meu CPF eu consegui tirar esse dinheiro apareceu o número da carteira apareceu tudo eu indo com esses documentos eu consigo alguma coisa e eu queria a sua informação estou muito feliz pela sua comunicação e tou escrevendo eu quero que você me dá essa ajuda para mim me manda uma resposta ficarei muito grata por isso eu preciso ver porque eu trabalhei de 79 até 2003 e eu queria como que eu faço como que eu faço para baixar baixar um aplicativo e não entendo muito de internet gostaria que você me passasse uma solução para mim ficarei muito grato sou de Adamantina Estado de São Paulo obrigada qualquer dúvida eu gostaria de que você entrasse em contato comigo

    ResponderExcluir
  17. Meu marido aposentou em 1988
    Ele tem direito a correção do plano Bresser no fundo de garantia?

    ResponderExcluir
  18. entrei no Banco 1972 fui mandar a embora 1900 na época saquei tudo Por e Fundo de garantia eu tenho direto !!!
    12 992402286

    ResponderExcluir
  19. Olá Dr. Valter. Meu nome é Elio trabalhei de 1978 a1981 como contratado com carteira assinada e passei para o regime estatutario e nunca saquei o fgts agora a caixa alega que com 30 anos eu não posso mais sacar pois o dinheiro ficou para o banco. É verdade?

    ResponderExcluir
  20. Trabalhei na empresa tecelagem parayba SA em 1986 a 1990 e não sei onde foi parar o fundo de garantia dessa época e nem lembro qual banco era fui pedir extrato na caixa e só aparece de 1990para cá não sei como procurar

    ResponderExcluir
  21. boa tarde eu trabalhei desde 1978 a 2011 quando me aposentei por tempo de serviço trebelhei em fabrica e na rontan eletro metalurgica a onde me aposentei eu gostaria de saber de saber se tenho direto de receber mito obrigado espero respostas boa tarde.

    ResponderExcluir
  22. Eu gostaria de sabe porque eu foi mandado embora.
    Não retirei o abono dessenprego notivo meu doente passou o dia.Entao até hoje não consegui como fasso. Mi orienta por favor obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Dr. Valter eu tenho Registros em Carteira de 1975 à 1980. De 1975 à 1978 morei em Manaus e os fgts foram pagos no Bradesco no Amazonas. E tenho um recibo da Caixa Econômica dos valores pagos do ano de 1980 quando trabalhei em São Paulo, Capital. Como devo proceder para descobrir este saldo antigo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário