DECISÃO: Justiça reconhece mais essa função para fins de APOSENTADORIA ESPECIAL

Por unanimidade, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença do Juízo Federal da 14ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais que determinou que Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) considere como especial o tempo de serviço prestado por um operador de caldeira que, somado aos períodos de atividade comum, possibilitam a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, desde a data da citação.

O INSS recorreu ao Tribunal requerendo a reforma da sentença e que fosse julgado improcedente o pedido autoral. Já o beneficiário interpôs recurso adesivo objetivando a retroatividade do benefício à data do requerimento administrativo.

O relator, desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, ao analisar o caso destacou que a atividade de operador de caldeira deve ser considerada especial, mediante o enquadramento por categoria profissional, cuja sujeição a agentes nocivos é presumida, de acordo com o Decreto nº 53.831/64.



Segundo o magistrado, “o período de atividade especial foi demonstrado pelo enquadramento profissional ou por laudos técnicos, que apontaram a submissão do segurado a ruído acima dos níveis de tolerância, em trabalho permanente, habitual e não intermitente”.

O relator finalizou destacando que, “somados aos períodos de atividade comum, já reconhecidos administrativamente, totalizam mais de 35 anos de tempo de contribuição, o que possibilita o reconhecimento do direito do autor de gozar da aposentadoria por tempo de contribuição (art. 201, § 7º, da CF/1988 c/c art. 25, II, da Lei 8.213/91), desde a data do requerimento administrativo”.

Com isso, o Colegiado negou provimento à apelação do INSS e deu parcial provimento ao recurso adesivo da parte autora, para fixar a data do início do benefício na data do requerimento administrativo.

Processo nº: 0012505-84.2012.4.01.3800/MG

Com informações da Assessoria de Comunicação Social - Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Leia também: 




Comentários

  1. Boa noite estou tentando consultar um rpv pelo celular e não estou conseguindo

    ResponderExcluir
  2. Também não consigo consultar meu RPV.

    ResponderExcluir
  3. A lista do precatório

    ResponderExcluir
  4. O meu rpv quanto tempo leva para o juiz assina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para lhe responde com precisão a esses questionamentos carecem de rigorosa análise de documentos e outros critérios. Assim, recomendo consultar-se pessoalmente com um profissional a fim de que ele possa lhe assessorar.

      Excluir
  5. Não consigo v se tem direito ao precatorio

    ResponderExcluir
  6. Como consultar minha rpv pelo celular

    ResponderExcluir
  7. Não consigo ver a lista de pagamento de precatório

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se quem se aposentou proporcional, tem direito a revisão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direitos sempre há. Contudo, para lhe responde com precisão a esses questionamentos carecem de rigorosa análise de documentos e outros critérios. Assim, recomendo consultar-se pessoalmente com um profissional a fim de que ele possa lhe assessorar. Para saber mais sobre Revisão do Teto Cumulada com Revisão do Buraco Negro, acesse: https://go.hotmart.com/K21334260Y

      Excluir
  9. TRF4 está o RPV de minha mãe. Como consulto

    ResponderExcluir
  10. Como vejo se meu rpv foi expedido tem como consultar pra mim meu processo é 50001276520174036003 CPF 94377362087

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta consulta no site do tribunal de origem do seu processo

      Excluir
  11. Minha mae ta pra pegar os atrasados q foi dado como precatório o adivogado deu data mas ate agora nada de sair porq sera

    ResponderExcluir
  12. Dr. Válter tenho desde 2026 um processo na primeira vara federal contra o INSS ganhei quando levei a carta eles diceram que tinha ido para o mutirão e aí Dr.

    ResponderExcluir
  13. Tenho um processo ganhei está na primeira vara Federal na Bahia pelo INSS fui me desceram que estava no mutirão começou em 2016 que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para lhe responde com precisão a esses questionamentos carecem de rigorosa análise de documentos e outros critérios. Assim, recomendo consultar-se pessoalmente com um profissional a fim de que ele possa lhe assessorar.

      Excluir
  14. dr walter dos santos eu trabalhei em 1988 a 1989 de 1993 ate 1995 de 1997 a 2000 e de 2002 ate 2019 hj estou afastado pelo inss por auxilio por incacidade tenho 52 anos eu tenho direito essa revisao da vida toda

    ResponderExcluir
  15. um bom tempo como vigilante outros como agente de presidio

    ResponderExcluir
  16. Boa noite o juiz pediu meus dados bancários para RPV depois foi juntada será que demora muito ?

    ResponderExcluir
  17. complemento:Intimado(s)/Citado(s):- JOVILTON D ANNUNCIACAO CIDINTIMAÇÃOFica V. Sa. intimado para tomar ciência do Despacho ID e66580f proferido nos autos.DESPACHODevolvidos os autos pela Coordenadoria de Gestão de Precatórios com a Comprovação do Pagamento de ID 9603b0b, intime-se o Reclamante para fornecer seus dados bancários, pelo prazo de 5 dias, para Transferência dos valores depositados. Vindo, expeça-se Alvará aos Credores, intimando-se para ciência após a Expedição. Tudo cumprido, retornem os autos conclusos para Extinção da Execução e Arquivamento.CEGPDUQUE DE CAXIAS/RJ, 07 de abril de

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Professor! Tudo bem?? Espero que sim!! Gostaria de saber como saber a data certa de pagamento da RPV pelo TJPA. Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  19. Já tentei pesquisar meu rpv mais ñ consigo.😔

    ResponderExcluir

Postar um comentário