EM CASO DE FALECIMENTO DO EMPREGADO QUEM PODE SACAR O FGTS?

 Em caso de falecimento do trabalhador titular de conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, os herdeiros legalmente habilitados, podem receber os saldos existentes nas contas, bastando fazer a solicitação diretamente à Caixa Econômica Federal. 



No caso de não aparecer herdeiros para receber os valores, o FGTS fica recolhido na Caixa Econômica Federal.

Cabe lembra que o FGTS, criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, vigente a partir de 01 de janeiro de 1967, atualmente regido pela Lei 8.036, de 11 de maio de 1990, é gerido e administrado por um Conselho Curador.


COMO FAZER?



Basta comparecer ao INSS e solicitar uma DECLARAÇÃO de dependência econômica. Feito isto, compareça à Caixa Econômica Federal, juntamente com a Carteira de Trabalho e Previdência Social, certidão de óbito, para solicitar o saque dos valores.

Acesse o site do INSS aqui!

Acesse o site do FGTS AQUI!

Site da Caixa Econômica Federal AQUI!

Comentários

  1. Boa noite ! Meu pai tem 2 filhos fora do casamento, e no primeiro casamento mais 2 filhos sendo e meu irmão,sendo q no segundo casamento meus irmãos são de menor, tem como a viúva dele sacar sem nos sabermos ? Ou tem q ter autorização de todos os filhos ? AGRADEÇO DESDE DE JÁ !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em caso de falecimento do trabalhador titular de conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, os herdeiros legalmente habilitados, podem receber os saldos existentes nas contas, bastando fazer a solicitação diretamente à Caixa Econômica Federal. VEJA COMO FAZER EM: http://bit.ly/38jxyRe

      Excluir
  2. Olá bom dia, Tudo bem?
    Eu me chamo Evanildo Cardoso
    Estou com algumas dúvidas em relação ao FGTS e ao PIS.
    1- o FGTS é acumulativo?
    2- o PIS é acumulativo?
    3- Meu pai faleceu a quase 20 anos, nesse caso eu preciso de um advogado para conseguir sacar esse valor ?

    OBS: Eu não recebi nem um benefício, ele já estava a mais de 2 anos sem trabalhar.
    Por favor responde essas perguntas pra mim. Obrigado até logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de não aparecer herdeiros para receber os valores, o FGTS fica recolhido na Caixa Econômica Federal.

      Excluir
  3. Meu ex marido faleceu e deixou um fundo de garantia mas a pensão por morte ficou pra minhas filhas de 13 anos e tem outro ele tem outro filho de 30 o filho de 30 tem direito e porque o das minhas filhas fica numa conta poupança bloqueada até os 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso de não aparecer herdeiros para receber os valores, o FGTS fica recolhido na Caixa Econômica Federal.

      Excluir
  4. Boa noite meu esposo faleceu,meu filho já recebeu o ps mas quer saber se tem algum resíduo e se ele tem como receber

    ResponderExcluir
  5. SOU VIUVA DESDE MES FEVEREIRO DE 1978 DESCOBRI QUE TE UMA QUANTIA DE DINHEIRO NA CAIXA ECONOMICA UMA QUANTIA EM DINHEIRO DA COTA DO PIS DO MEU MARIDO.CAIXA DISSE QUE TENHO QUE PEGAR UMA CERTIDAO PRA SAQUE DE PIS PASP/FGTS E NAO CONSIGO DIZ ASSIM...NOME DO SEGURADO INSTITUIDOR INCONSISTENTE PEDIRAM CERTDAO CASAMENTO RG CIC COMPROVANTE DE RESIDENCIA NADA CONSEGUI ATE AGORA


    ResponderExcluir
  6. Meu pai faleceu 4anos 2016 Ele faltava pouco pra conseguir se aposentar .faleceu e deixou pós e FGTS.somos filhos maiores como fazemos pra receber ?Temos direito ?

    ResponderExcluir
  7. bom dia meu pai morreu em 1991 minha mae recebe a pensao dele so que nao consegue sacar o fgts e pis porque ela perdeus os documentos dele como carteira certidao de obito nao tem nem o numero do nis como fazer pra poder conseguir de novo o numero do nis pra poder sacar esses beneficios?

    ResponderExcluir
  8. Olá, ótima(o) noite/dia, Minha mãe faleceu em 1999, hoje tenho 26 anos, e tenho somente um número de protocolo do INSS, como, e o que posso fazer a partir de agora?

    ResponderExcluir
  9. Para quem faleceu em 1987 existe alguma possibilidade de receber

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Dr.
    Meu pai falei há alguns anos, era policial civil.
    Eu acredito que a segunda esposa dele e seus filhos retiraram o valor corresponde ao PASEP dele, mas não chegou nada a minhas mãos.
    Não tendo certeza, como devo proceder.
    Desde já muito grata.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde meu marido faleceu a sete anos em 2013 mais 2010 e 2012 nao. Tem registro mais ele tem outros registro. Como eu faco

    ResponderExcluir
  12. Olá boa noite eu recebo a pensão por morte para o meu filho de menor , ele tem 7 anos será que eu consegui pegar o PIS do pai dele para ele ?

    ResponderExcluir
  13. meu pai faleceu em 81 meu irmão queimou todos documentos eu consequi o CPF do meu pai na receita tenho pra .jm q ele tem pis Pasep pra receber só q agente ñ tem as carteiras de como faço pra saber se tem algum dinheiro pra receber

    ResponderExcluir
  14. Qual é o app para ver sobre o PIS e pasep dos meus pais, já falecidos

    ResponderExcluir
  15. Meu marido era aposentado más ele faleceu a 3anos agora eu estou com a pensão por morte será que tenho alguma coisa pra receber.obrigadi um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Meu ex faleceu 9. 5 2020.e deixou nosso filho de 15 anos será que ele tem direito de receber o f g t s do pai dele

    ResponderExcluir
  17. Recebo pençaõ por morte a 11 anos será q tenho direito

    ResponderExcluir
  18. Meu pai faleceu há mais de 15anos trabalhou há mais de 40anos no só luga de carteira assinada minha mãe ficou recebendo a pensão agora esse ano minha mãe faleceu ela falava que nunca tinha sacado FGTS pis abono porque tinha perdido todos os documentos dele mas agora achei atestado de óbito e certidão de casamento eu queria saber se tenho direito e posso saca como fazer?Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Meu era aposentado trabalhou entre 1967 a 1994 foi o ano que se aposentou ele tem algum direito

    ResponderExcluir
  20. Minha lrma pensionista do meu irmão ela tem direito do FGtes e do pis ele faliceu em 1989 e ele trabalhou em 1979

    ResponderExcluir
  21. Olá boa noite sou rosileia minha mãe trabalho muitos anos carteira assinada como servente de colégio saiu em 2007 e gostaria de saber se ela pode ter pis pasep e como faço pra saber onde posso me informar e se erdeiros pode sacar caso tiver algum valor pode me informar por favor.

    ResponderExcluir
  22. Oi bom dia senhor,eu queria saber se eu tenho direito de receber o PASEP da minha mãe falecida desde de 2003,sendo que ela trabalhou de 1976/2001,como consultar

    ResponderExcluir
  23. Olá boa noite! Meu esposo faleceu a 1 ano e 3 meses tenho um menino com 4 anos estou recebendo pensão do inss. Gostaria de saber como faço pra receber os direitos que ele deixou. Pis. Pasep. Na caixa econômica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc preciza ir ate a caixa com o carta concessao do inss, que consta vc como dependente abilitada,carteira de trabalho certidao de obito de seu esposo,e da entrada ao saque.

      Excluir
  24. Boa noite meu pai faleceu em 2010 era policial civil aposentado como faço para solicitar? Eu não tenho mais a certidão de óbito e não sei o número do pis dele. Não tenho nada dele de documentação. Somente uma carteira funcional antiga que tem o número do CPF e matrícula o nome dele. meu WhatsApp (79)998358125

    ResponderExcluir

Postar um comentário