CONCESSÃO DE APOSENTADORIA - CERTIDÃO PARA SAQUE DO PIS/PASEP/FGTS

Tenho recebido muitas perguntas de seguidores querendo saber, se aposentados pode ou não fazer o Saque do PIS/PASEP/FGTS

A Resposta para essa pergunta é SIM!

Existe uma Certidão emitida pelo INSS, específica para  Saque do PIS/PASEP/FGTS. Para emitir  a certidão, vá até o final do POST



Essa certidão, é o documento que autoriza as instituições financeiras a liberarem os valores residuais destes programas (do PIS/PASEP/FGTS) ao cidadão, em virtude da concessão de aposentadoriapensão por mortebenefício assistencial à pessoa com deficiência ou benefício assistencial ao idoso.

Importante destacar a edição da Medida Provisória nº 889, de 24 de julho de 2019, posteriormente Convertida na Lei nº 13.932, de 2019, que estabelece que os herdeiros poderão solicitar a retirada do saldo existente na conta do titular do PIS/PASEP desde que sejam elaboradas duas declarações: uma de consenso entre eles pelo saque e uma estabelecendo que não há outros dependentes ou sucessores conhecidos — reconhecida em cartório, o que e facilitou o saque para herdeiros e dependentes.

 

O saque de herdeiros e dependentes pode ser feito nas agências e não segue calendários: JÁ ESTÁ LIBERADO PARA TODOS.  Basta ir a qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil portando documento oficial de identificação com foto (com cópia) e as declarações para realizar a retirada dos recursos.


As importâncias creditadas nas contas individuais dos participantes do PIS-PASEP podem ser levantadas (sacados) na hipótese de aposentadoria, tal como previsto no art. 4º, parágrafo primeiro, da Lei Complementar nº 26/75. (LEI AQUI)

No ato de concessão da aposentadoria a pessoa deve receber um Certidão para Saque do PIS/PASEP/FGTS.

COMO PEDIR?

Você pode solicitar sua certidão para fins de saque de PIS/PASEP/FGTS pela Internet. A certidão será enviada para a sua casa, sem custo e no prazo máximo de 20 dias.

Para Solicitar a Certidão Previdenciária para fins de Saque do PIS/PASEP/FGTS (AQUI)! 

Conheça a tese da Correção do FGTS – Da teoria à prática AQUI!

Comentários

  1. queria saber mesmo q meu pai não aposentado eja faleceu eu tenho direito de sacar essas cotas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O saque de herdeiros e dependentes só pode ser feito nas agências e não segue o calendário: já está liberado para todos. Nesses casos, é necessário ir a qualquer agência da Caixa ou do Banco do Brasil portando documento oficial de identificação com foto (com cópia) e as declarações para realizar a retirada dos recursos.

      Excluir
  2. Meu pai aposentado e já falecido eu tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se existir saldo sim! Como fico sabendo o meu saldo junto ao Fundo PIS-PASEP?
      Os trabalhadores cotistas do PIS devem procurar a CAIXA - agente administrador do PIS, para obter informações sobre sua conta individual. Os servidores e empregados públicos cotistas do PASEP devem recorrer ao BB - agente administrador do PASEP.

      Excluir
  3. Faz mas de vinte dias e a certidão para sacar o FGTS não chegou que devo fazer

    ResponderExcluir
  4. Sou viúva 20 anos recebi quando ele faleceu algumas fundos inativos e não recebi as cota eu já fui na caixa eles dizem que não tem nada e meu marido tem registros desde 1975 pode me orientar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como fico sabendo o meu saldo junto ao Fundo PIS-PASEP?
      Os trabalhadores cotistas do PIS devem procurar a CAIXA - agente administrador do PIS, para obter informações sobre sua conta individual. Os servidores e empregados públicos cotistas do PASEP devem recorrer ao BB - agente administrador do PASEP.

      Excluir
  5. Eu sou Ana Lúcia Da Silva o pai da minha filha morreu em 1989 a pensão é desdobrado. Ele nunca trabalhou pagava o INSS. A pensão ficou pra companheira que sou eu e a viúva mim diz Valter quais são meus direitos. Eu comecei recebe em 1992 minha filha já tinha 4 anos e então.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    Fui colocado pra fora por força maior como posso gera o documento pra sacar o meu FGTS

    ResponderExcluir

Postar um comentário