VEJA COMO LOCALIZAR O NÚMERO DO SEU PIS/PASEP PELA INTERNET

É comum, as pessoas terem dúvidas sobre PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).



O PASEP é como se fosse o PIS para funcionários públicos. Ou ainda NIS (Número de Identificação Social) e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), que “substituir” o PIS/PASEP.

Consulta de Cotas do PIS - clique AQUI!

Consulte sua cota do PASEP - clique AQUI!

O número pode ser encontrado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.

O número do PIS é gerado no primeiro emprego registrado da pessoa. No ato do registro na carteira de trabalho insere-se os dados do trabalhador no PIS (Programa de Integração Social). Com este ato gera o seu número de inscrição.



Enquanto que o NIS é gerado em uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Este único número serve para fazer várias consultas: FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, entre outros.

O PIS (Programa de Integração Social) o patrimônio desse programa é constituído de uma contribuição social que as empresas fazem. Este dinheiro (contribuição financia) serve para o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. O Principal objetivo do PIS é transferir renda ao trabalhadores de baixa renda.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o número do PIS, vamos aprender como consultá-lo pelo CPF?

Uma das formas mais fácil atualmente é a consulta por meio do siteMEU INSS. Lá você encontra diversos serviços, além de consultar o seu PIS, imprimir extrato do CNIS, agendar perícia, conferir o seu tempo de contribuição dentre outras coisas.

1 - Acesse o portal "Meu INSS", conforme imagem abaixo:


2 - Clique em Entrar (no canto superior direito);


3 - Selecione Cadastre-se;

4 - Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);

5 - Clique em Próxima;

6 - Anote a senha que o sistema vai criar para você;

7 - Informe seu CPF e a senha;

8 - Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
9 - Acesse novamente, desta vez com a sua senha.

Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Prontinho! Você já conseguiu consultar o PIS pelo CPF.

Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultar a Carteira de Trabalho.



Agora que você já tem seu número do NIS (PIS) em mãos, é possível consultar o saldo de suas contas do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo oficial do FGTS. Ao digitar o número, não utilize pontos ou hífen. Se você ainda não tiver uma senha, você poderá fazer o cadastro para acessar seus dados. Saiba aqui como consultar o seu saldo do FGTS. 


Veja também como consultar pelo aplicativo caixa trabalhador:


Gostou dessa publicação? Recomende-a clicando nos ícones abaixo!

Comentários

  1. as pessoas ainda tem receio de ser invadidas fomos muitos atacado aqui na internet agora nós temos que nos curar nossas mente nenhuma mídia falam a verdade eu tenho ouvido muitas pessoas elas ñ acreditam

    ResponderExcluir
  2. O perigo e voce colocar os seus dados a qui e ser roubados come tem acontecido OS GOLPISTAS ESTAO NA AREA
    GENNY DELFINO POUSO ALEGRE MINAS GERAIS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário