VEJA COMO LOCALIZAR O NÚMERO DO SEU PIS/PASEP PELA INTERNET

É comum, as pessoas terem dúvidas sobre PIS (Programa de Integração Social) e PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).


O PASEP é como se fosse o PIS para funcionários públicos. Ou ainda NIS (Número de Identificação Social) e o NIT (Número de Identificação do Trabalhador), que “substituir” o PIS/PASEP.

Consulta de Cotas do PIS - clique AQUI!
Consulte sua cota do PASEP - clique AQUI!

O número pode ser encontrado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes, por isso as variadas nomenclaturas.

O número do PIS é gerado no primeiro emprego registrado da pessoa. No ato do registro na carteira de trabalho insere-se os dados do trabalhador no PIS (Programa de Integração Social). Com este ato gera o seu número de inscrição.


Leia também: 16 "bicos" pra enriquecer em casa em 2018


Enquanto que o NIS é gerado em uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. Este único número serve para fazer várias consultas: FGTS, abono salarial e seguro-desemprego, entre outros.

O PIS (Programa de Integração Social) o patrimônio desse programa é constituído de uma contribuição social que as empresas fazem. Este dinheiro (contribuição financia) serve para o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. O Principal objetivo do PIS é transferir renda ao trabalhadores de baixa renda.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o número do PIS, vamos aprender como consultá-lo pelo CPF?

Uma das formas mais fácil atualmente é a consulta por meio do siteMEU INSS. Lá você encontra diversos serviços, além de consultar o seu PIS, imprimir extrato do CNIS, agendar perícia, conferir o seu tempo de contribuição dentre outras coisas.

1 - Acesse o portal "Meu INSS", conforme imagem abaixo:


2 - Clique em Entrar (no canto superior direito);


3 - Selecione Cadastre-se;

4 - Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);

5 - Clique em Próxima;

6 - Anote a senha que o sistema vai criar para você;

7 - Informe seu CPF e a senha;

8 - Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
9 - Acesse novamente, desta vez com a sua senha.

Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Prontinho! Você já conseguiu consultar o PIS pelo CPF.

Outra forma de saber o número do PIS/PASEP é consultar a Carteira de Trabalho.



Agora que você já tem seu número do NIS (PIS) em mãos, é possível consultar o saldo de suas contas do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo oficial do FGTS. Ao digitar o número, não utilize pontos ou hífen. Se você ainda não tiver uma senha, você poderá fazer o cadastro para acessar seus dados. Saiba aqui como consultar o seu saldo do FGTS. 


Veja também como consultar pelo aplicativo caixa trabalhador:


Gostou dessa publicação? Recomende-a clicando nos ícones abaixo!
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário