Veja quem receberá o 14º salário do INSS e qual será o valor do pagamento

 

Entenda o PL que visa autorizar o pagamento do 14º salário a beneficiários do INSS

 Veja também:

Restituição da Multa de 10% do FGTS

Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

Restituição de ICMS na Fatura de Energia Elétrica

Restituição da Multa de 10% do FGTS

 

Fontes:

Projeto de Lei n° 3657, de 2020;

Sugestão n° 11, de 2020;

 

Caso prefira, veja os detalhem no vídeo AQUI! !

 

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), do Senado Federal, deu prosseguimento na Sugestão Legislativa 11/2020, que autoriza o pagamento do 14° salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Assim, a Sugestão Legislativa, passa a ser apreciada pelo Congresso Nacional, sob a forma de projeto de lei (PL n° 3.657/2020) que visa autorizar o pagamento do 14º (décimo quarto) salário emergencial aos aposentados  e pensionistas do INSS durante apandemia.

 

Uma Sugestão Legislativa, nasce de uma ideia legislativa. Esse mecanismo permite que qualquer pessoa cadastrada no portal e-cidadania do Senado Federal, envie ideias para criar leis ou alterar as normas já existentes atualmente.

 

De acordo com art. 6º, parágrafo único, da Resolução nº 19 de 2015 e do art. 102-E do Regimento Interno do Senado, as Ideias Legislativas que recebem 20 mil apoios em 4 meses são encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e formalizadas como Sugestões Legislativas.

 

Na CDH, as Ideias Legislativas são debatidas pelos senadores e ao final recebem um parecer.

 

No caso específico, da Sugestão Legislativa 11/2020, que autoriza o pagamento do 14° salário para os aposentados e pensionistas do INSS, devido aos impactos negativos ocasionados pela pandemia do coronavírus, o Senado prosseguimento a uma Ideia Legislativa, apresentada por um cidadão e-cidadania, e que prevê do benefício e esse grupo.

 

Uma o procedimento passa por 4 etapas: Como a ideia acima recebeu mais de 20 mil assinaturas, já passou pela primeira etapa, na qual foi analisada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

 

Na primeira etapa, um colegiado de senadores analisa se deve ser transforma em um projeto de lei ou em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

 

Se aprovada, a sugestão será encaminhada à Câmara dos Deputados, para também ser votada pelos Deputados por maioria simples.

 

Após aprovação no Senado Federal e na Câmara do Deputados, o projeto enfim, é enviado ao Presidente da República que irá decidir se veta ou sanciona a lei. Se sancionada a norma entra em execução.  

 

As propostas que são apresentas no Portal e-cidadania, podem ser deferidas ao presidente da CDH, que é quem recebe essas propostas populares. No caso da proposta em análise, quem recebe e fez o relatório favorável a transformação em projeto de Lei (PL) foi o Senado Paulo Paim, para quem “(...) o País precisa saber que nesses tempos de pandemia, os aposentados e pensionistas, estão arcando com a maior parte das despesas da família. Sai do bolso dele [aposentado] o socorre para filhos e netos.”

 

O Congressista argumentou ainda que, “(...)  ciente  da  dificuldade  que  será  experimentada por  parte significativa  da  população  brasileira,  encampa-se  a  ideia  contida  na  Sugestão Legislativa n°  11,  de  2020,  no  sentido  de instituir, na prática, um  14° salário  em favor  dos  segurados  e  dependentes  do  RGPS  que  recebem  auxílio-doença, auxílio-acidente  ou aposentadoria, pensão por morte ou auxilio-reclusão.

 

Para o Senador, “Além  do  caráter  humanitário  da  medida proposta no  projeto  que visa  gerar  amparo  para  categorias  vulneráveis  da nossa  sociedade,  também  é importante frisar que o  dinheiro  destinado  aos  segurados  e dependentes retoma muito  rápido  para  o  comércio  em  geral,  possibilitando  um  aquecimento  na economia  nacional    no  início  de  2021  e  podendo  assim  alavancar  outros setores da economia.” Justificou.

 

No entendimento do autor da Sugestão Legislativa nº 11/2020, o Advogado, Sandro Lúcio Gonçalves, “como já houve o adiantamento do 13º salário, no mês de dezembro, esses aposentados e pensionistas ficariam sem recursos. Haja vista, que o adiantamento foi para se resguardar nesse período de pandemia [covide-219]. Então no mês de dezembro esse dinheiro faria falta, tanto para os aposentados que são grupo de risco, assim também como para a economia, que já está acostumada com esse aporte de recurso todo mês de dezembro” afirmou.  

 

Se for aprovado, o 14º salário será pago a todos os beneficiários da previdência social. Sejam eles aposentados, pensionista, titulares de auxílio-doença, auxílio-reclusão dentre outros.     

 

O valor será mesmo do benefício pagos mensalmente ao beneficiário da Previdência Social.

 

...

Comentários

  1. Muito bom agente agradece porque já estamos passando por tantas dificuldades Valter gostaria de saber se tenho direito na revisão dos atrasados e como faço para ver se tenho direito na cota do PIS e FGTS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogeria teixeira! Direitos sempre há. Contudo, para lhe responde com precisão a esses questionamentos carecem de rigorosa análise de documentos e outros critérios. Assim, recomendo consultar-se pessoalmente com um profissional a fim de que ele possa lhe assessorar. Para saber mais sobre Revisão do Teto Cumulada com Revisão do Buraco Negro, acesse: https://go.hotmart.com/K21334260Y

      Excluir
  2. Eu agradeço primeiro a Deus por ter dado essa ideia aqua está tramitando como lei graças também à todos que receberam e deram sequência com o projeto e também apoiaram O relator está certo oq Ele mencionou e vdd agradeço a todos os que nós amaram e que vão nós ajudar pauta do e sancionado essa bênção Nessa hora tão difícil que nós se encontramos só tenho a agradecer Obrigada aos Sr Dr deputados senadores e por fim Nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro estamos juntos Se Deus quiser melhor se for até 2026 Deus abençoe a todos NÓS NAÇÃO BRASILEIRA COM ELE NO COMANDO VAI DAR TUDO CERTO BOA TARDE A TODOS UNIDOS JUNTOS PARA UM BRAL MELHOR DEUS ❤ PÁTRIA 👏FAMILIA🤽‍♂️🏂😘

    ResponderExcluir
  3. muito Maravillhoso deste Documentario

    ResponderExcluir

Postar um comentário