NOVO ENTENDIMENTO DO STJ SOBRE ‘DESAPOSENTAÇÃO’


A 'desaposentação' era a possibilidade do “desfazimento da aposentadoria voluntária por vontade do titular (renúncia), para fins de aproveitamento do tempo utilizado naquela para fins de contagem para nova aposentadoria, no mesmo ou em outro regime previdenciário, em razão da continuidade da atividade laborativa e, consequentemente, do período contributivo.[1]

Antes, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendia ser possível essa pretensão do segurado que continuava trabalhando, mesmo após a concessão do benefício de aposentadoria, visando aproveitar novas contribuições numa nova aposentadoria.

Assim, o STJ, havia consolidado o entendimento de que “os benefícios previdenciários são direitos patrimoniais disponíveis, razão pela qual admitem desistência por seus titulares, destacando-se a desnecessidade de devolução dos valores recebidos para a concessão de nova aposentadoria” (Tema 563/STJ).

Contudo, o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), é diferente disso.

Segundo o STF, por não está previsto em lei, o instituto da 'desaposentação' não pode subsistir. A proposito no julgamento do RE 661.256/SC, a corte suprema fixou a tese de repercussão geral de que, “no âmbito do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, somente lei pode criar benefícios e vantagens previdenciárias, não havendo, por ora, previsão legal do direito à 'desaposentação', sendo constitucional a regra do art. 18, § 2º, da Lei nº 8.213/91”.

 Com base nesse entendimento, o STJ mudou o seu entendimento para realinhá-lo ao STF no sentido de ser impossível ao segurado já aposentado fazer jus a novo benefício em decorrência das contribuições vertidas após a concessão da aposentadoria.


Para ler a íntegra do acórdão acesse  AQUI!



[1]


Comentários

  1. Professor aposentei em 2007 posso me reaposenrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmildo Ferreira! Você continuou trabalhando e recolhendo novas contribuições para o INSS depois da concessão da sua aposentadoria?

      Excluir
  2. Professor aposentei em 2007 posso me reapisentar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osmildo Ferreira! Você continuou trabalhando e recolhendo novas contribuições para o INSS depois da concessão da sua aposentadoria?

      Excluir
  3. Fui bancário no período de 1975 a 1995, me aposentei em 2012, perdi todo meu tempo trabalhado em banco que foi o tempo em que contribui com até 10 salários mínimos, ao me aposentar me concederam uma aposentadoria com valor de 1,2 do salário salário minimo e continuei trabalhando até hoje, será que posso consegui uma reaposentação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário