Pular para o conteúdo principal

QUANDO APOSENTADOS POR INVALIDEZ FICAM DISPENSADOS DE PERÍCIA?

Aposentados por invalidez ficam dispensados de perícia

Entenda a lei que isenta aposentados por invalidez e pensionistas na mesma condição de passar por perícia médica.

Sabemos que hoje, o segurado em gozo de aposentado por invalidez ou auxílio-doença, concedido judicial ou administrativamente, poderá ser convocado a qualquer momento para avaliação das condições que ensejaram sua concessão ou manutenção, observado o que prevê o art. 101 da lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

Na mesma linha é o Art. 46, do Decreto n. 3.048, de 6 de maio de 1999, que assim dispõe “O segurado aposentado por invalidez está obrigado, a qualquer tempo, sem prejuízo do disposto no parágrafo único e independentemente de sua idade e sob pena de suspensão do benefício, a submeter-se a exame médico a cargo da previdência social, processo de reabilitação profissional por ela prescrito e custeado e tratamento dispensado gratuitamente(...)”.

Atualmente, os aposentados por invalidez são obrigados a se submeter à perícia médica de dois em dois anos, até que o médico declare a incapacidade permanente e a aposentadoria se torne definitiva.

A Lei n. 13.063/2014, isenta aposentados por invalidez e pensionistas na mesma condição de passar por perícia médica após completarem 60 anos.

Após a publicação da Lei n. 13.063/2014, o exame só poderá ser exigido dos beneficiários com mais de 60 anos para as seguintes finalidades:

Verificar a necessidade de assistência permanente ao beneficiário para a concessão do acréscimo de 25% do valor pago;

Avaliar a recuperação da capacidade de trabalho, mediante solicitação do aposentado ou pensionista que se julgar apto; e

Subsidiar autoridade judiciária na concessão de curatela.

Confiram o detalhamento no vídeo abaixo

Comentários

  1. Há uma outra dúvida que confronta o que o Prof. diz que a seguinte:" alguns ADV. Fala que MP 871 suspende a lei 13.457 e por isso, anulando os seus efeitos. Prof. os seus comentários são um verdadeiro remédio para a nossa consciência, então, por favor explique isso para todos os seus ouvintes, que devem permear pela mesma dívida. obrligado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou gravar um vídeo sobre este tema nos próximos dias tudo bem?

      Excluir
  2. Olá Antonio! Colocarei este tema em prioridade!

    ResponderExcluir
  3. Tenho 67 anos e trabalhava e dirigia normal só quero saber se tenho ou vou passar por perícia pq alem de dolorido e sofrido eu nem sabia que existia aposentadoria p invalidez preciso saber o que fazer.Desde já lhe agradeço à atenção

    Meu email é kauane_love@hotmail.com
    Kauane


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kauane! Eu confesso que NÃO compreendi a sua dúvida poderia especificar melhor?

      Excluir
  4. Boa noite, fiquei 3 anos no auxílio acidente, que se transformou em aposentadoria por invalides concedido administrativamente, fiquei com sequelas no membro inferior esquerdo, me chamaram pra pericia medica em junho do ano passado pra fazer reabilitação, remarcaram novamente em dezembro, fazendo nova perícia e encaminhado pra assistente social, assistente remarcou pra fevereiro desse ano, novamente fiz perícia com a perita, e ela falou que a assistente social entraria em contato. E verifiquei através do 135 dizendo que meu benefício iria até junho desse ano. Bom gostaria de saber se eles tem direito de me reabilitar, quais meus direitos adquiridos, a empresa que trabalhei foi embora pra outra cidade, tem uma outra do mesmo grupo mais com outro ramo de atividade. Bom sou aposentado com auxílio acidente desde janeiro de 2008. Gostaria de saber o que pode acontecer no meu caso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO

Trata-se de um ACERVO DE RECURSOS já utilizados em casos reais, em que obtivemos sucesso para nossos clientes. O ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO, é destinado a todos os motoristas e advogados atuante nessa promissora área.  Os recursos foram elaborados de forma técnica, com os corretos embasamentos jurídicos. 




São MODELOS de defesas de MULTAS DE TRÂNSITO, processo de SUSPENSÃO do direito de dirigir e CASSAÇÃO DA CNH, para todas as INSTÂNCIAS. E, já vêm com um misto de doutrina e jurisprudência. 

ACERVO DE RECURSOS é atualizado constantemente, pelos nossos especialistas em trânsito. Estes preciosos modelos, propiciam grande possibilidade de êxito, pois já foram utilizados em casos reais. 

Efetue a compra e nos envie o comprovante, para liberarmos o seu acesso imediatamente ao ACERVO DE RECURSOS e DEFESAS DE TRÂNSITO

Você acessará o material por meio de um link que será lhe enviado, logo após a compra. Após isto, você encontrará os MODELOS DE RECURSOS/DEFESAS, basta escolher …

DECISÃO: Justiça reconhece mais essa função para fins de APOSENTADORIA ESPECIAL

Por unanimidade, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença do Juízo Federal da 14ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais que determinou que Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) considere como especial o tempo de serviço prestado por um operador de caldeira que, somado aos períodos de atividade comum, possibilitam a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, desde a data da citação.
O INSS recorreu ao Tribunal requerendo a reforma da sentença e que fosse julgado improcedente o pedido autoral. Já o beneficiário interpôs recurso adesivo objetivando a retroatividade do benefício à data do requerimento administrativo.
O relator, desembargador federal Jamil Rosa de Jesus Oliveira, ao analisar o caso destacou que a atividade de operador de caldeira deve ser considerada especial, mediante o enquadramento por categoria profissional, cuja sujeição a agentes nocivos é presumida, de acordo com o Decreto nº 53.831/64.



Segundo o magistrado, “o p…

Veja como habilitar a sua Carteira de Trabalho digital pelo CPF

Com a publicação da  Lei da Liberdade Econômica, sancionada em 20 de setembro de 2019, entra em vigor a Carteira de Trabalho Digital.
Para acessar o documento, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store da Apple e no Play Store do Android). Ou acessar via Web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/
- Obs. Abaixo tem um Passo a passo para instalação
A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
A emissão da Carteira Digital, encontra-se disciplinada na Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a qual disciplina a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social em meio eletrônico - Carteira de Trabalho Digital.
→ Acesse a PORTARIA Nº 1.065; → Para p…