PIS/PASEP: ano-base 2017 - trabalhadores têm direito a sacar ABONO-SALARIAL


O Abono Salarial é financiado por recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é vinculado ao Ministério do Trabalho, mas mantido principalmente pelas contribuições mensais de empresas e órgãos públicos.

Ele é pago todos os anos aos trabalhadores que se enquadram nas regras do PIS/PASEP como complemento de renda.


Que tem direito?
Para ter direito ao benefício é necessário ter trabalhado formalmente durante pelo menos 30 dias no ano-base (neste caso, 2017), com renda mensal média de até dois salários mínimos (R$ 1.908).

Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter seus dados declarados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

A quantia a receber é proporcional ao tempo trabalhado no ano-base.

Quem trabalhou durante todo o ano receberá o valor cheio, que corresponde a um salário mínimo (R$ 954).

Já quem trabalhou durante um mês receberá o equivalente a 1/12 desse valor, e assim sucessivamente.

Os trabalhadores que estavam vinculados a alguma empresa da iniciativa privada devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou casa lotérica para receber.

Já os servidores públicos recebem no Banco do Brasil. Nos dois casos, quem for correntista desses bancos deve ter o valor depositado na conta bancária.

O recurso não sacado retornará ao FAT, que, além do abono, também custeia o Seguro Desemprego e financia programas de Desenvolvimento Econômico.
Consulta Abono Salarial/PIS consulte AQUI

Consulta Abono Salarial/PASEP consulte AQUI!

Gostou da publicação? Compartilhe nos link abaixo!

Comentários