DESCONTO NA COMPRA DE VEÍCULOS PARA APOSENTADOS


Os aposentados têm direitos a uma série de benefícios assegurados por lei, conforme vocês verão a seguir.

No caso de aposentadoria por idade, que atualmente é de 65 anos se homem e 60 anos se mulher, o governo é obrigado a lhes possibilitar benefícios como direito a assistência social, gratuidade no transporte coletivo, descontos em eventos culturais, direitos a programas habitacionais, direito à renda entre diversos outros.


Contudo, esse direitos não são divulgado na forma que deveria. E, isto faz com que os aposentados fiquem com dúvidas ou muitas das vezes sequer têm conhecimento desse benefícios.

Um dos principais benefícios é exatamente sobre os descontos concedidos pelo governo ou pelas montadoras ou concessionárias para a aquisição de um veículo 0 km.

Cabe lembrar que esses não está restrito apenas para aposentados, muitos brasileiros têm direitos a esses benefícios conforme determina a Lei. Um exemplo são os portadores de deficiência e alguns profissionais, como taxista.

No caso dos aposentados, os descontos para a compra de um carro zero quilometro (0 km), existe previsão legal constante Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, que garante a Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas portadoras de deficiência física.

No Brasil temos mais de 100 milhões de pessoas hábeis a conseguir adquirir um veículo com isenção de impostos e não sabem disso.


No caso dos idosos, apesar do desconto não está relacionado com a idade, sabemos que com o passar dos tempos, começa aparecer algumas sequelas físicas ou motora, desenvolvida com a idade, tais como: problemas nas articulações, quadril, coluna, entre inúmeras outras doenças típicas da idade que afeta diretamente a locomoção dessas pessoas.

Cabe ressaltar que, para iniciar o processo de aquisição, essas restrições devem ser atestadas por algum médico.

Reforça-se, que não é apenas o próprio idoso aposentado que pode comprar com isenção. Caso ele não seja condutor do veículo, alguns de seus responsáveis, como familiares ou cuidadores, também podem fazer a aquisição.

Como comprar um carro com isenção de impostos no Brasil?

Inicialmente o interessado deve a atualização da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que será objeto do próximo artigo....




Comentários

Postar um comentário