Comentários à Notificação da Autuação de Trânsito

Os procedimentos a serem adotados pela autoridade de trânsito, quando da Notificação da Autuação de Trânsito ao infrator.

A Resolução nº 619, de 06 de setembro de 2016, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, estabelece e normatiza os procedimentos para a aplicação das multas por infrações, (...), nos termos do inciso VIII do art. 12 d o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

O condutor/proprietário ao infringir supostamente a legislação de trânsito, ele é autuado pelo agente da autoridade de trânsito, momento em que lavrar-se-á o auto de infração, do qual constará todos aqueles requisitos elencados no artigo 280 do CTB. (Conforme determina a Súmula 312 do STJ)

Lavrado o auto de infração, a autoridade de trânsito deverá analisar o auto de infração elaborado pelo seu agente, e julgá-lo a sua consistência. Sé então, após convalidar o ato do agente de trânsito é que a autoridade de trânsito aplicará a penalidade cabível.

Lembrando que se a autoridade de trânsito se considerar inconsistente ou irregular o auto de infração deverá arquivar e julgar o seu registro insubsistente.     Nos termos do parágrafo único do artigo 281 do CTB.

Do mesmo modo, o auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente, se, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, não for expedida a notificação ao condutor/proprietário.

Referida notificação, será expedida ao proprietário do veículo ou ao infrator, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil, que assegure a ciência da imposição da penalidade.

A resolução nº 622, de 6 de setembro de 2016, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, estabelece o Sistema de Notificação Eletrônica.


Portanto, ao tomar conhecimento de que lhe está sendo imposta uma penalidade por supostamente haver infringido à legislação de trânsito, observe se fora cumprido esse procedimento estabelecidos pela legislação acima citadas e exerça seu direito de defesa!

Comentários