Revisão que garante melhoria na aposentadoria do INSS foi reconhecida pelo STJ

A “revisão da vida toda”, é uma das possibilidades que garante o aumento do valor da aposentadoria.



Veja também: Curso Prático Reforma da Previdência - 100% on-line

O tema foi reconhecido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por unanimidade de votos a Primeira Seção do STJ decidiu que os segurados do INSS têm direito à essa espécie de revisão a partir de 1999.

A decisão vale para todos os processos que tenham controvérsias idênticas.

Com isto, segurados que se aposentaram há menos de dez anos podem pedir o recálculo da média salarial à Previdência, a fim de que seja considerado todos os seus salários de contribuição, mesmo que as contribuições tenham sido vertidas (pagas) anteriores a julho de 1994, ou seja, antes do Plano Real.

A média dos salários serve para calcular o valor da aposentadoria. De acordo com as regras atuais, para chegar a essa média, o INSS utiliza apenas as remunerações que foram pagas em reais. Desconsiderando aquelas contribuições efetuadas em outras moedas, por exemplo, cruzeiro real (CR$), vigente de 1º de agosto de 1993 até 30 de junho de 1994.
  

Efeitos práticos (nova previdência)

Antes da Reforma da Previdência começar a valer (até 12 de novembro deste ano), o INSS considerava para a média salarial, as 80% maiores contribuições, desde julho de 1994 para quem se filiou ao INSS até 26 de novembro de 1999.

Já no caso dos trabalhadores que filiaram-se à Previdência a partir de 27 de novembro de 1999, a média salarial era feita com base nos 80% maiores salários de todo o período contributivo.

Contudo, com as novas regras introduzidas pela nova previdência (a partir de 13 de novembro de 2019), tivemos nova modificação no cálculo da média salarial que passou a considerar todos os salários do trabalhador desde 1994, sem descartar as 20% menores contribuições.

Breve histórico do caso

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) havia afetado dois recursos especiais – REsp 1.554.596 e REsp 1.596.203 – para julgamento pelo sistema dos recursos repetitivos, cuja relatoria coube ao ministro Napoleão Nunes Maia Filho.

De acordo com  informações disponíveis no site do STJ,  a questão submetida a julgamento foi cadastrada como Tema 999, cuja controvérsia é a possibilidade de aplicação da regra definitiva prevista no art. 29, I e II da Lei 8.213/1991, na apuração do salário de benefício, quando mais favorável do que a regra de transição contida no art. 3º da Lei 9.876/1999, aos Segurados que ingressaram no sistema antes de 26.11.1999 (data de edição da Lei 9.876/1999 - que instituiu o fator previdenciário). (Leia o art. 29, I e II da Lei 8.213/1991)

Ou seja, cabia ao STJ dirimir a respeito de qual seria a regra aplicável para o cálculo da renda mensal inicial (RMI) do benefício previdenciário dos trabalhadores que filiaram-se ao Regime Geral de Previdência Social antes da edição da Lei 9.876/99.

Com a decisão firmou-se a possibilidade de aplicação da média aritmética simples dos maiores salários-de-contribuição correspondentes a 80% de todo o período contributivo, multiplicada pelo fator previdenciário.


Tema 999

REsp 1.554.596

REsp 1.596.203


Comentários

  1. Gostaria do seu número telefone zap para conversarmos seu serviços urgente.revisão de aposentadoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Ultimamente, dedico-me somente à docência. Assim, recomendo a consultar-se pessoalmente com um profissional aí de sua região a fim de que ele possa lhe assessorar.

      Excluir
  2. Como saber se tem direito. Quando entro no meu inss e vou consultar o artigo dizem que está em análise. Nunca tem resposta. Como faço?

    ResponderExcluir
  3. Olá Lemos! Sobre a REVISÃO! Você deve procurar um especialista experiente a fim de que possa lhe assessora ok. Não é automático.

    ResponderExcluir
  4. preciso saber se tenho direito como faço pra entrar Em contato obrigada

    ResponderExcluir
  5. Quem recebe pensao a parti de 2007 tem direito de revisao?

    ResponderExcluir
  6. Olá sou aposentado a mais de 12 anos e sou pensionista a mais de 5 anos tenho direito a revisão por favor minha ajudar aí na minha pergunta

    ResponderExcluir
  7. Ola boa tarde,sou pensionista desde de 2008 tenho direito a revisão?

    ResponderExcluir
  8. Olá BOA TARDE ESTOU 2 ANOS APOSENTADA TENHO DIREITO ? ME ABAIXARAM MUITO MEU SALARIO

    ResponderExcluir
  9. Sou pensionista des de abril de 1988
    E recebia menos k o salario minimo
    So aumentou qdo saiu a lei k ninguem poderia receber menos k salario minimo
    E ate hoje nunca passou disso
    Sera k tenho direito na revisao

    ResponderExcluir
  10. Tem jeito do senhor me responder
    Obrigada
    K deus te abencoe

    ResponderExcluir

Postar um comentário