“NÃO ADIANTA DE NADA” apresentar recursos - processo administrativo previdenciário no INSS

Conheça os recursos administrativos mais utilizados no INSS:

Recurso Ordinário; Recurso Especial; Embargos De Declaração, Revisão De Acórdão, Conflito De Competência, Pedido De Uniformização De Jurisprudência (em tese e em concreto) e Reclamação Ao Conselho Pleno.

1) O que é um recurso?
Recurso é o ato de recorrer ou apelar para outra instância com a finalidade de obter a reavaliação de uma solicitação inicial e de ter satisfeita essa solicitação. (veja como aqui)

2) Como faço para recorrer de uma decisão do INSS?
O interessado deverá enviar pelos correios ou protocolar o recurso no próprio INSS. Acesse para agendar.

3) Existe formulário próprio para protocolar o recurso?
O Governo Federal disponibiliza formulários para protocolização do recurso, entretanto, a sua utilização não é obrigatória, podendo o interessado apresentar petição em folha à parte.



4) O que deve conter um recurso?


Veja como planejar uma aposentadoria de sucesso  AQUI!


Deve conter:
§  nome do órgão ao qual ele é endereçado;
§  nome do segurado;
§  a identificação do segurado (CPF e NIT);
§  nome do recorrente;
§  identificação do recorrente (Identidade e CPF);
§  endereço completo do recorrente (para envio de correspondência);
§  motivo do recurso (indeferimento, cessação, suspensão);
§  razões do recurso (exposição dos motivos que sustentam o direito do recorrente).

Se o recurso for contra uma decisão do INSS, ele deverá ser dirigida à Junta de Recursos do Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).
Se o recurso for contra uma decisão da Junta de Recursos, ele deverá ser dirigida à Câmara de Julgamento do CRSS.

6) Como fico sabendo da localização desses órgãos?


7) Como fico sabendo o andamento do meu processo de recurso protocolado no INSS?

De posse do número de protocolo ou número do benefício, o cidadão poderá ligar para o número 135 ou ainda, caso o processo já tenha sido enviado pelo INSS aos órgãos do CRSS, você poderá acompanhar online.

8) Qual o prazo que o INSS tem para oferecer contra-razões?
30 dias. A partir desse prazo, o processo deverá ser encaminhado a instância julgadora.



9) Qual o motivo do indeferimento do meu processo?
Quando do indeferimento de uma solicitação, o INSS envia um comunicado para o endereço informado no ato do requerimento, dizendo do motivo, o porquê da solicitação não poder ser atendida. Caso, de posse dessa comunicação, ainda existam dúvidas quanto ao motivo da negativa, poderá procurar a Agência da Previdência Social para obter mais esclarecimentos sobre o indeferimento.
É importante que esteja bem claro o motivo da negativa uma vez que as razões do recurso deverão estar em consonância com essa decisão.

Deve-se também ter o cuidado de observar se houve mais de um motivo para o indeferimento, sendo que, nessa situação o recurso deverá abranger os dois motivos.

10) O que significa intempestividade?

Intempestividade é quando o recurso é protocolado após o prazo legal estipulado que, atualmente corresponde a 30 dias da data da ciência da decisão do INSS.

11) Qual o prazo para resposta conclusiva do recurso?

Após protocolo do recurso, o INSS tem o prazo de 30 dias para encaminhar o processo para a Junta de Recursos ou Câmaras de Julgamento.

12) O que é uma diligência?
São providências solicitadas pelos órgãos julgadores, Juntas de Recursos e Câmaras de Julgamento, que visam a complementar a instrução dos processos que têm como finalidade firmar o convencimento do conselheiro quanto ao direito pretendido.




É importante salientar que caso haja necessidade de diligência no processo esse prazo será dilatado em função ao prazo necessário para cumprimento dessa, que também é de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30.



Recomendo que observe alguns aspectos gerais, preconizados tanto pela Instrução Normativa nº 77/2015, em seu artigo 537 e seguintes, bem como pelo Regimento Interno do Conselho de Recursos do Seguro Social (Portaria nº 116/2017).



FATURE ATÉ 5X MAIS NOS SEUS PROCESSOS PREVIDENCIÁRIOS. Acesse aqui!




Comentários