Idosos e deficientes beneficiários do BPC precisam se registrar no Cadastro Único

Aproximadamente 1,1 milhão de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ainda não fizeram a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal. O registro é obrigatório, e quem não regularizar a situação cadastral dentro do prazo pode ter o benefício suspenso. O auxílio mensal, no valor de um salário mínimo, é destinado a pessoas com deficiência ou acima de 65 anos que possuam renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. O Ministério da Cidadania organizou um calendário para a inscrição baseado na data de nascimento do beneficiário.

Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, a intenção da medida não é suspender pagamentos, mas garantir que a concessão de benefícios funcione da melhor maneira possível. “A necessidade do cadastro é apenas uma garantia, uma segurança para quem recebe e para o governo, que paga. Assim, podemos garantir o repasse para todos que precisam”, afirma.

Para se cadastrar, o beneficiário deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a prefeitura do seu município. É necessário ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física, (CPF) e comprovante de residência. O registro também pode ser feito por um responsável familiar.

Como fazer meu cadastro? Acesse AQUI

Como fazer a Inscrição - 1ª via do CPF? Acesse AQUI

Veja o detalhamento no vídeo abaixo!

Aplicativo garante mais agilidade a beneficiários que buscam informações sobre o Cadastro Único.

O aplicativo do Ministério da Cidadania Meu CadÚnico facilita o acesso às informações dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. De qualquer lugar, é possível verificar pendências, a última atualização cadastral, o Número de Inscrição Social (NIS) - que possibilita o acesso a outros programas - e, ainda, localizar os postos de cadastramento em todo o país.


Lançado em 2018 e disponibilizado nas plataformas para celulares com sistema operacional Android e IOs, a ferramenta já foi baixada mais de 238 mil vezes. O número pode ser ainda maior diante da quantidade de famílias incluídas no Cadastro Único: mais de 27,9 milhões.

Para acessá-lo clique AQUI

ESTÁ NA HORA DE VOCÊ MUDAR DE VIDA
Para quem quer manter uma vida saudável é preciso contar com uma alimentação balanceada para adquirir uma qualidade de vida, o que na correria do dia a dia é muito difícil. Para quem tem Diabetes, esta tarefa se torna ainda mais complicada, pois é necessário tomar certos cuidados com a alimentação. Confira AQUI!

Comentários