A diferença entre B31 - benefício previdenciário comum E B91 - benefício previdenciário acidentário




O B31 é um benefício previdenciário comum, ou seja, é um auxílio doença concedido (prestado) ao trabalhador que se afasta da empresa por motivo de saúde não ligado à sua atividade laboral.

Para sua concessão, o empregado deve ter feito 12 contribuições para a Previdência Social e, no seu retorno, não há qualquer garantia de emprego.




No caso o B91 é o benefício previdenciário acidentário, concedido ao trabalhador que sofra um acidente ou tenha sido acometido de uma doença considerada como ocupacional.

A concessão não prevê qualquer período de carência, e, no seu retorno ao emprego, o trabalhador terá garantida a sua permanência na empresa pelo período de 12 meses.




Nos dois casos, a concessão dos benefícios se aplica após o 15º dia de afastamento.

Os funcionários do INSS, utilizam-se de diversos códigos (B31, B32, B91, B92, B93 e B94) para se referir às espécies de benefícios existentes.




Cada número corresponde a uma espécie de benefício.

É através dessa numeração, que os funcionários internamente, identificam os pedidos de benefícios solicitados pelos segurados do INSS.

Além desses códigos, existem outras espécies.

Podemos citar (por exemplo), B42 que é a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, já B41 é a Aposentadoria por Idade, entre outros. Serão analisadas neste artigo, no entanto, as espécies decorrentes de incapacidade para o trabalho.


Comentários

  1. eu trabalhei 10 anos no posto de saude da cidade eldorado fui despedida sem justa causa..nahora que mas presisava mae ficou acamada eu fique sem ganho nehun euu pensavasava em me mata eu ea mae tive surto .trantorrrno esquizofrenia.nao tenhomas saude pra nada euso quero minha vida de volta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário