VEJA COMO EVITAR O NOVO FATOR PREVIDENCIÁRIO?

Segurados terão que trabalhar mais para se aposentar com alta da expectativa de vida.

Os segurados do INSS que estejam próximo a se aposentar por tempo de contribuição têm até a próxima sexta-feira para entrar com pedido de benefício e evitar incidência do novo fator previdenciário.

Para obter a aposentadoria por tempo de contribuição, os trabalhadores vinculados ao Regime Geral da Previdência Social - RGPS não precisam ter uma idade mínima, bastando comprovar 35 anos de tempo de contribuição, se homem, ou 30 anos, se mulher, além da carência de 180 meses.

CONFIRA TUDO ISTO NO VÍDEO ABAIXO!


Recomendações
O cidadão deve aproveitar os últimos dias antes da divulgação da taxa de expectativa de vida da população que será divulgada pelo IBGE no começo de dezembro.

Nos últimos anos, essa divulgação constatou um aumento de 52 dias na sobrevida dos cidadãos. Isso significa que o segurado precisa trabalhar mais para manter o mesmo patamar do fator deste ano.

Como fugir da atualização do fator previdenciário?
Você pode se livrar da atualização do fator previdenciário, que repercute diretamente no cálculo da aposentadoria, se conseguir dar entrada no benefício antes da mudança. Em alguns casos, o valor do benefício cai 40%.

Atualização da Tábua considera o dia do agendamento

Lembrando que a atualização da tábua não tem um padrão definido, pode ser que o beneficiário tenha redução com a mudança do fator. Caso já esteja agendado no INSS, o benefício levará em conta o fator anterior à divulgação da nova taxa, porque considera o dia do agendamento, mesmo que o atendimento seja marcado para dois ou três meses depois.

Comentários