DESCUBRA QUAL A MELHOR APOSENTADORIA PARA SEU CASO!

Muitas são as dúvidas acerca dos tipos de aposentadorias existentes atualmente. Diante disto explicaremos abaixo as modalidades em vigor atualmente no Brasil. Confira:

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Será concedida a aposentadoria por tempo de contribuição, aos trabalhadores vinculados ao Regime Geral da Previdência Social.

Lembrando que para este caso não precisam ter uma idade mínima, bastando comprovar 35 anos de tempo de contribuição, se homem, ou 30 anos, se mulher, além da carência de 180 meses.

Cabe observar que a situação dos servidores públicos é diferente, pois estes estão vinculados aos seus Regimes Próprios de Previdência, que, além do tempo de contribuição, precisam ter 60 anos, se homem ou 55 anos, se mulher.

FATOR PREVIDENCIÁRIO: FÓRMULA 95/85

A Lei n.º 9.876/1999 criou o chamado fator previdenciário, em razão da não aprovação da idade mínima para o RGPS, que por sua vez não impede a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, mas o cálculo é feito de tal forma que, quanto menos idade e menos tempo de contribuição a pessoa tem, mais baixo fica o valor do benefício. Na maioria das vezes, essa “perda” corresponde a 30% ou 40% do valor da média corrigida dos salários contribuídos durante a vida laboral.

Leia também

Tudo que você precisa,saber sobre a previdência... Chega de Sofrer com INSS.

APOSENTADORIA POR IDADE

A Lei Orgânica da Previdência Social – Lei n.º 3.807/1960, criou a aposentadoria por idade, – e hoje mantida pela Lei n.º 8.213/1991, é devida ao segurado que, cumprida a carência exigida, completar 65 anos de idade, se homem, ou 60 anos de idade, se mulher.

Para explicar melhor essas situações gravamos um vídeo em nosso canal no YouTube com os esclarecimentos necessários para os trabalhadores compreender melhor essa situação. Assista-o abaixo!


Para aquelas pessoas que querem continuar com uma fonte de renda a mais, disponibilizamos abaixo uma excelente oportunidade no seguimento de ENERGIA SOLAR: SETOR AVANÇA NO BRASIL E TEM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS – este Setor tem espaço para empreendedores que desejam inovar e criar novos serviços confira AQUI!

Comentários