JOVENS DE BAIXA RENDA TÊM DIREITO A VIAJAR DE GRAÇA EM ÔNIBUS

Época de férias escolares e jovens de baixa renda têm direito a viajar de graça em ônibus interestaduais com o Identidade Jovem.

Além das viagens interestaduais, a ID Jovem dá direito a meia entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, e também a isenção na taxa do Enem.

LEIA TAMBÉM


Mês de julho, férias escolares, época que muitos jovens aproveitam para viajar.

Mas o que muitos não sabem é que jovens inscritos no Cadastro Único do governo têm direito a viajar de graça em ônibus interestaduais ou ter 50% de desconto.

Para isso, basta ter a Identidade Jovem.

Além das viagens interestaduais, a ID Jovem dá direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, e também à isenção na taxa do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Segundo o secretário nacional de Juventude, Assis Filho, cerca de 1 milhão de jovens já usam a ID Jovem, mas 18 milhões têm direito ao benefício e não usam por desconhecer o direito.

São jovens de baixa renda e que, por vários motivos, desconhecem desse direito, que eles possam gerar sua Identidade Jovem, passar a ter acesso a esses benefícios. Portanto, hoje, a grande barreira para levar aos 18 milhões de jovens que têm direito a esse programa é levar essa informação até eles.

Para fazer a ID Jovem, o jovem precisa ter de 15 a 29 anos, pertencer a família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único do governo. O documento pode ser emitido pelo portal da Secretaria Nacional de Juventude, no endereço juventude.gov.br, ou pelo aplicativo da ID Jovem.


Comentários