INSS IRÁ CONCEDER A ANTECIPAÇÃO DO AUXÍLIO PARA OS SEGURADOS QUE CUMPRIREM OS REQUISITOS EXIGIDOS

Segurados poderão requerer benefício pelo Meu INSS por meio de atestado médico.


Agora o segurado já pode enviar o atestado médico diretamente pelo Meu INSS (computador ou aplicativo para celulares) para ser avaliado pela perícia. VEJA COMO NO FINAL DO POST!


Entre outras medidas, a Portaria permite também a antecipação no valor de R$1.045 para segurados que solicitarem o auxílio-doença.



 Foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria Conjunta nº 9.381, que disciplina a antecipação de um salário mínimo para os segurados que têm direito ao auxílio-doença, com previsão no art. 4º da Lei nº 13.982/2020, o qual autoriza o INSS a antecipar 1 (um) salário-mínimo mensal para os requerentes do benefício de auxílio-doença de que trata o art. 59 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.

 Home office para advogados - Estruture o seu escritório home office e atenda clientes em qualquer lugar

Duração do benefício

O benefício terá duração máxima de 3 (três) meses, a contar da publicação acima (LEI Nº 13.982, DE 2 DE ABRIL DE 2020), ou até a realização de perícia pela Perícia Médica Federal, o que ocorrer primeiro.

 

Como solicitar o benefício

De acordo com o INSS, para solicitar o auxílio-doença, o segurado deve anexar atestado médico junto ao requerimento, mediante declaração de responsabilidade pelo documento apresentado, por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.


 << Conheça - Oficina de Peças Trabalhistas>>

Atenção!

Todos os atestados serão submetidos à análise preliminar pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência, e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

Carimbo do médico

O atestado médico deverá ser legível e sem rasuras e deverá conter as seguintes informações: assinatura e carimbo do médico, com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM); informações sobre a doença ou a respectiva numeração da Classificação Internacional de Doenças (CID); e prazo estimado do repouso necessário.

 

O órgão destaca que a “concessão do auxílio-doença continuará considerando os requisitos necessários, como carência, para que o segurado tenha direito ao benefício. Caso o valor do auxílio doença devido ao segurado ultrapasse um salário mínimo, a diferença será paga posteriormente em uma única parcela”.


VEJA TAMBÉM: <<KIT DE PETIÇÕES PREVIDENCIÁRIO>> 


A autarquia informa que “o beneficiário poderá pedir a prorrogação da antecipação do auxílio-doença, com base no prazo de afastamento da atividade informado no atestado médico apresentado inicialmente ou mediante envio de novo atestado médico. No entanto, o prazo total não poderá ultrapassar os três meses.

 

Sobre a perícia médica

O segurado poderá ser submetido à perícia médica, após o término do regime de plantão reduzido nas agências da Previdência Social, nos seguintes casos:

1 – quando o período de afastamento da atividade, incluídos os pedidos de prorrogação, ultrapassar o prazo máximo de três meses;

 

2 – quando houver necessidade na conversão da antecipação em concessão definitiva do auxílio-doença; ou

 

3 – quando não for possível conceder a antecipação do auxílio com base no atestado médico por falta de cumprimento dos requisitos exigidos na portaria.


VEJA OS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO! 



 

Passo a passo para solicitar o benefício

 

 Acesse o portal Meu INSS, ou APP MEU INSS, selecione a opção “Agendar Perícia”. Quem ainda não tem o cadastro no site, precisa se cadastrar para fazer o login.

 

<<Método prático para construção de carteira de ações tributárias>>

Feito o login, basta fazer o seguinte:

 

1 – Clique em “Agendar Perícia

 

2 – Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar

 

3 – Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar

 

4 – Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar

 

5 – Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em "Anexar"

 

6 – Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar

 

7 – Siga os passos seguintes e clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.


Já é possível enviar atestado médico pelo Meu INSS! Veja como no passo a passo que explica todas as etapas do envio pelo site ou aplicativo para celular AQUI


Veja abaixo o TWITTER    do Secretário Especial de Previdência e Trabalho  

Comentários