NOVO FIES


Breves comentários sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e do Programa de Financiamento Estudantil - P-Fies referente ao segundo semestre de 2018.

Ressaltando que o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies é um programa criado pelo MEC que oferece financiamento estudantil aos estudantes de cursos de graduação de instituições privadas cadastrados no sistema. O objetivo é facilitar o acesso de jovens de baixa renda à educação superior.

O programa tem as diferentes modalidades, com juros zero;

....uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.


Modalidade I
Destinada à oferta de vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

....a partir do segundo semestre de 2018, os ingressantes por esta modalidade terão, no mínimo, 50% do valor total do seu curso financiado - parcela que pode chegar aos 100%, de acordo com as necessidades do estudante.

Modalidade II:
Destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Modalidade III:

Destinada a todas as regiões do Brasil com recursos do BNDES. Assim como a modalidade II, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

COMO FUNCIONA
Todo início de semestre letivo, o Fies abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil.

As inscrições iniciam em 16 a 22/7/2018. Confira AQUI!

....para concorrer a uma vaga, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do ENEM a partir de 2010, ter média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.

Acesse a RESOLUÇÃO Nº 736, DE 5 DE JULHO DE 2018 AQUI!

Confira a Lei que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior atualmente AQUI




Comentários